Levantamento inclui campeonatos inglês, espanhol, alemão, francês e italiano

O Real Madrid provou mais uma vez ser um dos times mais fortes do continente europeu. Após sofrer dois gols logo no início da partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Liverpool, a equipe de Carlo Ancelotti empatou o jogo ainda no primeiro tempo e, no segundo, virou para 5 a 2, abrindo boa vantagem para o jogo de volta.

O time madrilenho também lidera outra estatística entre as cinco principais ligas do continente europeu. Um levantamento feito pelo Centre International d'Etude du Sport (CIES), grupo especializado em análise de dados do futebol mundial, aponta que o Real é o time que apresenta o melhor índice quando se considera a quantidade de faltas cometidas e sofridas por jogo.

Na temporada 2022/2023, até o momento, o time espanhol atingiu 0,68 no índice (quanto menor o número, melhor o desempenho), a partir das médias de 9,4 faltas cometidas e 13,9 sofridas por jogo. Com os números, a equipe lidera o ranking do “jogo limpo”.

Na sequência vem o pequeno Clermont Foot, da França, com 10,8 faltas cometidas e 15,2 sofridas por partida, com um índice 0,71. Fundado em 1990, essa é a estreia da equipe na primeira divisão francesa, ocupando, até o momento, a 12ª colocação na tabela, com 30 pontos conquistados.

O Bétis, atual quinto colocado do Campeonato Espanhol, completa o pódio, com 10,9 faltas cometidas e 14,5 sofridas, resultando em um índice 0,75.


Fonte: O GLOBO