Só em fazer parte dessa elite ao lado de grandes nomes da arte mundial e de artista brasileiros já consagrados nos coloca em outra esfera do mundo da arte, como já disse é surreal é Liechtenstein

Porto Velho, RO - O Artista plástico João Zoghbi, foi selecionado para o 8º Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein, que será realizado no “Gasometer Cultural Center”, na Alemanha, de 17 de junho a 2 de julho, sob a curadoria de Bruno Portella e Petra Bruchell. Serão expostas 50 obras de arte de 50 artistas de todo o Brasil mais a participação dos artistas muralistas Eduardo Kobra e Crânio.

Com o tema “Futebol Arte”, J. Zoghbi trabalhou com a técnica óleo sobre tela realismo moderno na obra surrealista “Gabi Dalí Gool”. Ele se inspirou num grito de gol do atleta e no artista Salvado Dalí.

“O gol é o ápice do jogo, quando o atleta faz o gol extravasa toda sua ira e se realiza como artista da bola pintando a partida no intuito de vencer o jogo a imagem do atleta ‘Gabi Gol’ em êxtase gritando o gol, escorre no canto de sua boca em detalhe o ‘relógio de Dalí, digital’, também é o próprio gol, as redes rasgando se entrelaça em sua barba transformando-se nos ‘bigodes’ de Salvado Dalí. É mais do que surreal as pinceladas finais e, tudo isso acontecendo em 90 minutos”, explica sua obra.

Além disso, para ele, como artista autodidata e há 50 anos de experiencia artística, representar Rondônia é muito gratificante ter sido selecionado para o Salão. “É mais do que um reconhecimento de uma vida de mais de 50 anos no mundo artístico é acima de tudo uma benção e um credenciamento”, cita o artista.

Todos os 50 artistas concorrerão medalha de ouro, prata e bronze. Para o artista plástico J. Zoghbi está sendo uma experiencia única: “Só em fazer parte dessa elite ao lado de grandes nomes da arte mundial e de artista brasileiros já consagrados nos coloca em outra esfera do mundo da arte, como já disse é surreal é Liechtenstein”, ressalta.

O Artista

João Orlando de Freitas Zoghbi nasceu em Porto Velho, Rondônia aos 16 de junho de 1958, completa 65 anos um dia antes da inauguração dessa exposição em Liechtenstein, diz ser uma benção de Deus receber um presente de aniversário desse quilate, seu nome artístico é J. Zoghbi, jornalista por formação acadêmica (roteirista e documentarista) e chargista com 25 anos de redação.



Designer em desenho gráfico e virtual. Artista Plástico por excelência na área de pintura, esculturas e instalações conceituais contemporânea. Artesão por vocação natural, com habilidades em insumos da floresta, objetos recicláveis e papel.