Porto Velho, Rondônia - A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou a instalação de novos equipamentos nos consultórios odontológico das unidades básicas de saúde e de pronto atendimento. Um investimento que busca proporcionar acolhimento digno e mais conforto aos pacientes.
As unidades de saúde Aponiã, Mariana, Manoel Amorim de Matos e a UPA Sul já estão atendendo com os novos equipamentos. Outras estão em processo de adaptação de espaço e montagem dos itens. Na unidade Ernandes Índio, houve ampliação do serviço, que antes contava apenas com uma cadeira.
A gerente da Divisão de Saúde Bucal da Semusa, Francielli Pasquim Tolotti, explica que a instalação dos equipamentos precisa ser de forma planejada e gradativa, para não interromper os atendimentos odontológicos da rede municipal de uma só vez.
“Estamos trabalhando firmes em melhorias para garantir conforto aos pacientes. Nosso objetivo é que as unidades da rede municipal ofereçam espaços acolhedores, tanto para a população, quanto para os profissionais de saúde”.
Ao todo, foram adquiridas 20 cadeiras odontológicas e 17 mochos (cadeiras ergométricas de utilização do dentista) que serão distribuídos nas zonas urbana e rural, inclusive nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). As aquisições são frutos de emendas parlamentares do deputado estadual Alan Queiroz e do deputado federal Lúcio Mosquini.
ATENDIMENTOS
Quem precisa de atendimento bucal pode buscar uma unidade básica mais próxima de sua residência. Entre os serviços disponibilizados estão: limpeza dental, restauração dental, remoção de tártaro, extração de dentes permanentes e dentes de leite, além de consultas de urgência em odontologia.
Inicialmente, os procedimentos são realizados diretamente nas unidades, para que assim os pacientes sejam encaminhados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), que oferecem serviços complexos, inclusive a pacientes com necessidades especiais. Estão disponíveis os procedimentos nas áreas de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengivas e estruturas adjacentes) e cirurgia buco-maxilo-facial (exodontia de sisos e pequenas cirurgias).
Fonte - Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários