Esses animais podem medir até seis metros de comprimento; autoridades locais agradeceram a disposição das pessoas em ajudar, mas pediram para manterem distância dos bichos

Cerca de duas dúzias de baleias-piloto encalharam em uma praia da Austrália nesta terça-feira, disseram as autoridades, depois que um grupo de 60 ou 70 delas se reuniu na costa. Em algumas imagens veiculadas pela mídia australiana, as baleias-piloto são vistas lutando na areia da praia de Cheynes, perto de Albany, cerca de 400 quilômetros a sudeste de Perth.

— As baleias estão chegando à costa — disse à AFP o porta-voz do Departamento de Biodiversidade e Meio Ambiente do estado, considerando que pelo menos metade do grupo havia encalhado durante a tarde. — Estamos preparando nossa resposta de emergência — explicou.

O Serviço Ambiental da Austrália Ocidental agradeceu a disposição das pessoas em ajudar as baleias. Esses animais podem medir até seis metros de comprimento.

"No entanto, a segurança das pessoas e das baleias é nossa principal prioridade, por isso pedimos às pessoas que não se aproximem da praia", disse o órgão em comunicado oficial

O serviço publicou nas redes sociais uma fotografia em que centenas destes animais são vistos em águas rasas, a cerca de 150 metros da costa, antes de começarem a encalhar. Esse fenômeno é comum na Austrália e na Nova Zelândia.

Em outubro passado, cerca de 500 baleias-piloto morreram após ficarem encalhadas nas Ilhas Chatham, um remoto arquipélago da Nova Zelândia.

Os cientistas não conseguiram explicar por que as baleias encalharam sozinhas, mas alguns pesquisadores dizem que pode ser porque os grupos chegam muito perto da costa para se alimentar.


Fonte: O GLOBO