Vera Zvonareva, de 38 anos, foi incluída em lista de pessoas 'indesejáveis' no país após a invasão da Ucrânia

Ex-número dois do mundo, a tenista russa Vera Zvonareva foi impedida de entrar na Polônia, onde participaria do torneio Open WTA do país na próxima semana, informou o Ministério do Interior polonês neste sábado.

Esta semana, o presidente russo, Vladimir Putin, advertiu a Polônia de que trataria qualquer "agressão" à aliada Bielorrússia como um ataque ao seu próprio país. A declaração surgiu após Varsóvia anunciar o envio de tropas para reforçar sua fronteira oriental em resposta à presença de forças mercenárias do grupo Wagner, que realizam treinamentos na região.

"Vera Zvonareva estava tentando entrar em nosso país com um visto concedido pela França, por meio de um voo de Belgrado", explicou um comunicado divulgado pela pasta. "Em 21 de julho, os guardas de fronteira poloneses impossibilitaram a entrada da tenista russa na Polônia."

As autoridades polonesas disseram que a vice-campeã do Aberto dos Estados Unidos e Wimbledon permaneceu na área de trânsito do aeroporto de Varsóvia antes de pegar um voo para Podgorica, em Montenegro.

Vera Zvonareva, de 38 anos, está na lista de pessoas "indesejáveis" na Polônia após a invasão da Ucrânia pela Rússia, disse o ministério.

"A Polônia se opõe firmemente ao regime dos (presidentes russo e bielorrusso Vladimir) Putin e (Alexander) Lukashenko, não permitindo que pessoas que apoiam ações russas e bielorrussas entrem em nosso país", acrescentou o comunicado.

Ex-medalhista olímpica de bronze no simples, Zvonareva conquistou 12 títulos de simples na carreira. Ela também é quatro vezes campeã de Grand Slam – duas vezes em duplas e duas vezes em duplas mistas. Também ajudou a Rússia a vencer a Fed Cup em 2004 e 2008.

A moscovita caiu para o 655º lugar no mundo, depois de atingir o segundo lugar no ranking, em 2010.


Fonte: O GLOBO