Lista mostra taxa de mortes violentas intencionais de 319 cidades com mais de 100 mil habitantes; Jequié (BA) é a mais letal e Jaraguá do Sul (SC) a menos

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou uma lista dos municípios mais e menos letais do Brasil, com base em suas taxas de mortes violentas intencionais. Foram incluídas na pesquisa 319 cidades - apenas aquelas com mais de 100 mil habitantes.

Caso não consiga visualizar, clique aqui

Das dez cidades mais violentas, seis ficam na Bahia, uma em Pernambuco, uma no Mato Grosso, uma no Pará e outra no Amapá. Entre as dez menos violentas, sete ficam no Estado de São Paulo e três em Santa Catarina.

Jequié, na Bahia, é o município do Brasil com a maior taxa, 88,8 casos desse tipo por 100 mil habitantes. A cidade com menos mortes é a catarinense Jaraguá do Sul, com taxa de 2,2.

No último ano, o Brasil registrou 47.508 mortes violentas intencionais, o menor número da última década, segundo o mais recente Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A letalidade no país vem em tendência de queda desde 2018, com uma recente redução do ritmo. Em termos relativos, a taxa de mortalidade ficou em 23,4 por 100 mil habitantes, recuo de 2,4% em relação ao ano anterior.

Apesar da queda, a letalidade no Brasil ainda é alta. Em 2020, o país era o oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking do Escritório das Nações Unidas para Crimes e Drogas (UNODC). Com 2,7% da população do planeta, respondia por 20,4% dos 232.676 homicídios registrados naquele ano em 102 países pelo órgão.

Mortes violentas intencionais são a soma dos casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora.


Fonte: O GLOBO