Em maio deste ano, o governo anunciou que a partir de outubro de 2023 o Brasil iria retomar a exigência de vistos para nacionais desses países

Um decreto do governo federal deve adiar para janeiro de 2024 a exigência de vistos de cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos. A medida está em tramitação e ainda não há data para publicação.

Para prorrogar a isenção para os outros países, o Itamaraty cita necessárias “atualizações” no processo licitatório que vai definir qual empresa será responsável pelo serviço de vistos eletrônicos às pessoas desses países.

Em maio deste ano, o governo anunciou que a partir de outubro de 2023, o Brasil iria retomar a exigência de vistos para nacionais desses três países e também do Japão.

Porém, Brasil e o país asiático chegaram a um acordo de isenção mútua da necessidade de visto de visita para estadas de curta duração.

“Em atenção aos interesses dos cidadãos brasileiros, o governo estará pronto a negociar, com os três mencionados países, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, diz, em nota, o Itamaraty.


Fonte: O GLOBO