Europeias venceram a seleção estreante por 7 a 0 e não tiveram dificuldade de garantir a vitória. Americanas correram o risco de deixar a competição na primeira fase

Os jogos da última rodada do Grupo E da Copa do Mundo Feminina 2023 trouxeram emoções conflitantes para quem acompanhou os dois duelos. Enquanto a Holanda confirmou o favoritismo sobre o Vietnã e deu um baile em um placar de 7 a 0, os EUA viram uma bola na trave nos acréscimos do segundo tempo evitarem a eliminação precoce na primeira fase, terminando com o placar de 0 a 0 com Portugal e avançando na segunda colocação do grupo. Saiba mais como foram os duelos.

EUA passam sufoco

Apesar das atuações sem brilho nas duas primeiras rodadas, com a vitória por 2 a 0 sobre o Vietnã e o empate em 1 a 1 com a Holanda, os EUA chegaram para a terceira e decisiva partida com a expectativa do atual bicampeão mundial enfrentando a seleção estreante em Copas. O que poderia ter sido uma vitória simples se transformou em uma batalha até o apito final, com as americanas chegando perto de ver o sonho do inédito tricampeonato consecutivo acabar de maneira precoce.

Embora os EUA tenham controlado a partida, que se estabeleceu principalmente em ataque contra defesa, a ineficiência no ataque já vista nas duas primeiras partidas não permitiu que o volume de jogo se transformasse em perigo efetivo no gol de Ines Pereira. Foram só 13 finalizações ao longo da partida, quatro no alvo, mas o momento de mais emoção do duelo foi aos 46 do segundo tempo, quando Ana Capeta finalizou tirando da goleira Naeher e encontrou a trave.

O empate classificaria a seleção estadunidense, que passou a preferir um jogo defensivo para garantir o resultado. Na reta final, as tetracampeãs da Copa precisaram realizar alterações nos acréscimos para gastar os minutos finais da partida e impedir o bom momento de Portugal no duelo. Mas o placar não se alterou, e com apenas uma vitória e dois empates na fase de grupos — pior campanha em relação aos anos de título —, os EUA se garantiram na fase eliminatória do Mundial da Austrália e Nova Zelândia.

Holanda passeia sobre o Vietnã

Na outra partida do grupo, a situação foi completamente diferente. A Holanda não tomou conhecimento do Vietnã e despachou a equipe estreante, que já entrou em campo eliminada, de volta para casa com uma goleada por 7 a 0. Assim, as europeias encerraram a primeira fase na liderança do Grupo E, e enfrentam nas oitavas o segundo colocado do Grupo G, que tem os confrontos decisivos na próxima madrugada.

Com quase o triplo da posse de bola — a Holanda teve 61%, contra 20% do Vietnã e 16% em disputa —, as atuais vice-campeãs finalizaram 42 vezes contra a meta, e o placar de 7 a 0 poderia ter sido ainda mais elástico. A capitã e jogadora mais experiente, Lieke Martens, abriu o placar aos 8 minutos do primeiro tempo, e a partir daí sa construção do placar foi acontecendo. Snoeijs e van de Donk também balançaram as redes, e Brugts e Roord saíram de campo anotando dois gols cada uma e fechando o marcador.

Veja os confrontos das oitavas de final

Sábado, 5 de agosto

Suíça x Espanha - 2h - Eden Park
Japão x Noruega - 5h - Wellington Regional Stadium
Holanda x 2º colocado do Grupo G - 23h - Sydney Football Stadium

Domingo, 6 de agosto

1º colocado do Grupo G x EUA - 6h - Melbourne Rectangular Stadium

Segunda-feira, 7 de agosto

1º colocado do Grupo D x Nigéria -
4h30 - Suncorp Stadium
Austrália x 2º colocado do Grupo D - 7h30 - Stadium Australia

Terça-feira, 8 de agosto

1º colocado do Grupo H x 2º colocado do Grupo F -
5h - Melbourne Rectangular Stadium
1º colocado do Grupo F x 2º colocado do Grupo H - 8h - Hindmarsh Stadium


Fonte: O GLOBO