Somente em agosto, o fenômeno da superlua deve acontecer duas vezes, no início e fim do mês; chuvas diminuem e temperaturas começam a lembrar a chegada da primavera
As duas superluas de 2023 vão acontecer no mesmo mês: em agosto. Nos dias 1° e 30 o fenômeno vai iluminar o céu quando a lua atingir o perigeu, como é chamado o ponto da órbita em que há uma maior aproximação com a Terra.
Já no dia 30 de agosto, a superlua azul toma os céus. O fenômeno é chamado assim pois será a segunda lua cheia do mês e, além disso, vai ser a lua mais próxima da terra neste ano. A superlua azul do dia 30 poderá ser vista às 22h35 no horário de Brasília.
Previsão do tempo
Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam pouca chuva em quase todo o país, com exceção da região Sul. O volume de chuvas deve ficar próximo ou abaixo da média no Norte e Nordeste.
Neste período do ano, é normal que as chuvas diminuam junto com a umidade relativa do ar, enquanto as temperaturas aumentam. O último mês do inverno promete já trazer indícios da primavera, com uma média de temperaturas chegando aos 28°C em regiões como Pará, Maranhão e Piauí.
Na região central do Brasil, é uma época marcada por secas e, em estados como o Mato Grosso, é possível que as temperaturas cheguem a 40°C, o que favorece as queimadas.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários