Ação é desdobramento da prisão de um homem realizada em junho no Aeroporto de Guarulhos, quando ele tentou embarcar para a Turquia para se juntar ao Estado Islâmico

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira três mandados de busca e apreensão em endereços de adolescentes que teriam sido recrutados para integrar a organização terrorista Estado Islâmico. São dois alvos em São Paulo e um no Rio de Janeiro. A operação foi autorizada pela Justiça Federal em Belo Horizonte.

A ação é desdobramento da prisão de um homem, em 11 de junho deste ano, num dos portões de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), quando ele tentava viajar para a Turquia com o intuito de se juntar aos terroristas. O objetivo das buscas de hoje é obter provas da cooptação dos jovens.

Segundo as investigações, o homem preso em junho, morador de Minas Gerais, usou aplicativos de mensagens para tentar recrutar os adolescentes alvos da operação de hoje para que também integrassem o Estado Islâmico.

A PF investiga o crime de corrupção de menores praticado em ambiente virtual, que prevê pena de 1 a 4 anos de prisão para cada jovem recrutado. Como a conduta visou induzir os jovens a cometer delitos descritos na Lei de Terrorismo, considerados crime hediondo, as penas são aumentadas em até um terço.


Fonte: O GLOBO