Sem Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar, fase de grupos do principal torneio de clubes do mundo começa hoje, com protagonistas querendo se afirmar e novos talentos em busca do próximo passo
A largada para a nova temporada da Liga dos Campões da Europa será dada hoje, com a primeira parte dos jogos da rodada inaugural da fase de grupos. Após 20 anos, esta é a primeira edição que não conta com a presença de Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar, jogadores que atraíram todos os holofotes no período.
Em 2003, na primeira passagem pelo Manchester United, o português estreou no torneio que ganharia cinco vezes — quatro pelo Real Madrid e uma pelo clube inglês — e se tornaria o maior artilheiro. No ano seguinte, o argentino, tetracampeão pelo Barcelona, fez sua primeira aparição. Já o brasileiro estreou na temporada 2013/14, e o venceu pela única vez também no clube espanhol, em 2015.
Sem o trio — Cristiano e Neymar estão no futebol saudita, e Messi disputa agora a Major League Soccer, nos EUA —, o lugar de protagonista da competição está em aberto. Pode ser a vez para jovens estrelas, tanto as que já possuem um status de realidade quanto aquelas que pintam como promessas para os próximos anos.
Entre as realidades, estão nomes como Mbappé e Haaland, que já são estrelas do futebol mundial. O atacante norueguês marcou 12 gols na Champions do ano passado, ajudando o Manchester City a conquistar o título europeu pela primeira vez na história do clube. Foram, no total, 52 gols na temporada passada para Haaland.
A equipe de Pep Guardiola tem ainda outros nomes jovens que podem atingir protagonismo, como os atacantes Julián Álvarez e Phil Foden, e o zagueiro Josko Gvardiol. O time estreia hoje recebendo o Estrela Vermelha, da Sérvia, às 16h (transmissão do Space).
Vice-campeão em 2020 e um dos principais jogadores do futebol mundial há anos, Kylian Mbappé segue atrás de seu primeiro título com o PSG. O atacante francês se tornou a principal estrela da companhia, após as saídas de Messi e Neymar.
Seu talento será necessário no grupo da morte, contra Milan (Itália), Borussia Dortmund (Alemanha) e Newcastle (Inglaterra). A estreia será hoje, às 16h, contra o Dortmund (transmissão da TNT).
Liga dos Campeões 2023/24: as realidades e as promessas da nova temporada do futebol europeu? — Foto: Editoria de Arte
O Real Madrid conta com um trio jovem de muito talento e protagonismo, que já é uma realidade: os atacantes brasileiros Vinicius Júnior e Rodrygo e o meia inglês Jude Bellingham, que já é o artilheiro deste início da temporada merengue.
Vini segue como principal talento do futebol brasileiro. Semifinalista com o Real Madrid nas últimas três Champions, fez o gol do título da edição de 2021/22, contra o Liverpool. Como Karim Benzema também deixou o futebol europeu, o brasileiro incrementa seu papel como uma liderança no clube.
Em busca de seu 15º título europeu, o Real estreará amanhã, às 13h45, recebendo o Union Berlin, da Alemanha.
Dois atacantes de clubes italianos também chegam com protagonismo após um 2022/23 de brilho. O Napoli tem no nigeriano Victor Osimhen sua principal referência. Na última Champions, o time já apresentou bom desempenho, e perdeu nas quartas para o Milan. A estreia será amanhã, às 16h, contra o Braga-POR.
O rubro-negro de Milão, dono de sete títulos, segue com a liderança técnica de Rafael Leão. O atacante português de 24 anos foi um dos responsáveis por levar o time à semifinal, caindo para a rival Internazionale. Sobretudo, é um dos símbolos da reconstrução do clube nos últimos anos. Hoje, o Milan recebe, às 13h45 (TNT transmite), o Newcastle, que confia no artilheiro sueco Alexander Isak.
Cardápio de talentos variado
Também na Inglaterra, o Arsenal volta à Liga dos Campeões após seis anos com uma geração de jovens que quase tirou o título inglês do City na temporada passada. A qualidade da equipe de Mikel Arteta passa pelo atacante Bukayo Saka, de apenas 22 anos, jogador que vem evoluindo a cada temporada e estreará no palco europeu mais prestigiado.
Entre outras equipes que podem surgir como candidatas, o Bayern de Munique teve a chegada de Harry Kane, mas uma de suas apostas é o meia Jamal Musiala, um dos atletas mais promissores do futebol do país aos 20 anos.
O renovado Barcelona, que hoje recebe o Antuérpia, às 16h (transmissão da HBO Max), conta com Gavi, 19, produto de sua base, para seguir evoluindo no meio-campo.
Em meio a muitos jogos de qualidade e um cardápio repleto de nomes de talento, parece que chegou a hora dos novos craques tomarem conta do Velho Mundo.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários