Fenômeno no Sul poderá manter instabilidade sobre parte do país; a partir de quinta-feira, Sudeste terá mudança drástica na temperatura

A última semana de setembro deve manter o calor pelo Brasil, embora a formação de um novo ciclone extratropical em alto mar esteja prevista para ocorrer entre terça e quarta-feira. O fenômeno, que será próximo à costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, poderá ajudar a manter instabilidades sobre parte do Sul do país.

Algumas áreas de Porto Alegre e Rio Grande do Sul ficarão em alerta. A tendência é que o ciclone, que poderá ter rajadas de vento de até 70 km/h, se afaste já nesta quarta-feira. Em Santa Catarina, há probabilidade de temporais, e parte do leste e sul da região terão aviso de chuva volumosa. Na quinta-feira, Curitiba deve ter máxima de 18ºC.

Já no Sudeste, a influência do ciclone deverá ser sentida principalmente em São Paulo, onde as temperaturas devem cair de quarta para quinta-feira, segundo a MetSul Meteorologia. Lá, a máxima sairá de 35ºC para 20ºC, enquanto no Rio de Janeiro a mudança será de 37ºC para 22ºC.

Apesar da predominância do calor durante a semana, no Norte há chances de pancadas de chuvas isoladas em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. No Nordeste, a temperatura deve se manter quente, mas com muitas nuvens.

Onda de calor

Uma onda de calor atípica teve início na última segunda-feira e, até agora, resultou em temperaturas acima da média para 11 estados e o Distrito Federal. A situação fez com que o Inmet ampliasse seu alerta vermelho, emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional”. Ele segue válido até às 18h desta terça-feira.

Veja as previsões por região:

Sul

No Sul, as temperaturas devem cair durante a semana. Em Curitiba, onde a expectativa para domingo é que a temperatura chegue a 42ºC, a máxima deve ser de 18ºC nesta quinta-feira. Em Porto Alegre, a semana segue com máxima de 18ºC, enquanto em Florianópolis a previsão mais alta é de 24ºC na quarta-feira.

Sudeste

No Sudeste, a semana seguirá com dias de calor em todas as capitais. Na quinta-feira, porém, as temperaturas podem cair. Em São Paulo e Rio de Janeiro, a mudança será de 10ºC de quarta para quinta, com as máximas passando de 35° para 20° e de 37°C para 22°C, respectivamente. Já em Vitória, a queda será de 37°C para 27°C.

Centro-Oeste

O calor segue na região, que deve ter chuvas durante a semana. Em Campo Grande e Cuiabá, pancadas isoladas devem ocorrer a partir de quarta-feira. Neste último, as temperaturas vão continuar subindo e podem atingir os 43ºC na segunda e terça-feira. Em Brasília, a máxima de 35ºC permanece até quinta-feira.

Nordeste

Todas as capitais do Nordeste terão temperaturas acima dos 30ºC nesta semana, sendo Teresina a mais quente, com 39ºC. A região deve ter muitas nuvens, e chuvas isoladas poderão ocorrer em Maceió nesta segunda-feira.

Norte

A capital mais quente da região nesta semana deve ser Palmas, com os termômetros indicando 40ºC já nesta segunda-feira. A máxima de 39ºC seguirá no restante da semana. Em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco há previsão de pancadas de chuvas isoladas durante toda a semana.


Fonte: O GLOBO