Federação internacional emitirá documento com recomendações para competições organizadas por ambas as entidades

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) está prestes a resolver o impasse entre a Confederação Brasileira (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB. As entidades se desentenderam e a CBB retirou a chancela de campeonato nacional do NBB, que até então indicava os clubes para as competições internacionais.

A CBB está organizando um campeonato, que a princípio seria o brasileiro e indicará os clubes para as competições internacionais, mas está tendo dificuldades para que os clubes passem a aderir. Por outro lado, o NBB, mesmo sem a chancela, iniciou nesta semana com número recorde de participantes.

A FIBA deve emitir um documento nos próximos dias dando instruções para as duas competições. Uma seria um campeonato e outra uma Copa. Fazendo uma analogia com o futebol, a LNB organizaria o Brasileiro, que voltaria a ter chancela da CBB; e a confederação seria a responsável pela Copa do Brasil.

As vagas para as competições internacionais serão divididas entre as competições. E os clubes seriam obrigados a participar dos dois campeonatos, o que garantirá competitividade a ambas.

A CBB aguarda esse parecer da FIBA para tocar a sua competição, que conta com o apoio da Dream Factory na organização. E também para realizar todos os trâmites com a LNB.


Fonte: O GLOBO