Nove tripulantes estavam a bordo e conseguiram sair em segurança; Boeing P-8A Poseidon perdeu o alvo ao tentar pousar

Um avião de inteligência militar dos Estados Unidos ultrapassou uma pista na base aérea de Kaneohe Bay, no Havaí, e caiu no mar neste domingo. De acordo com a imprensa local, os nove tripulantes que estavam a bordo conseguiram sair em segurança.

A aeronave, um Boeing P-8A Poseidon, perdeu o alvo ao tentar pousar. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o avião flutuando perto da costa enquanto os socorristas corriam para ajudar. A fuselagem parecia intacta, o que sugere um impacto de baixa velocidade no mar.


Avião militar dos EUA ultrapassa a pista e cai em baía no Havaí

O Boeing P-8 Poseidon é descrito como uma aeronave militar de vigilância e patrulha. À imprensa local, o sargento Orlando Perez afirmou que o avião era usado para inteligência. Segundo o especialista em aeronaves Peter Forman, a pista em Kaneohe é mais curta, e o mau tempo e os ventos podem ter influenciado o incidente.

— O piloto provavelmente não pousou o avião exatamente onde queria na pista — disse ele ao Hawaii News. — É provavelmente uma combinação de todos esses fatores juntos.

Ainda não se sabe quanto tempo levará para remover os destroços, mas alguns moradores estão preocupados com o impacto ambiental. Ao mesmo portal, Jonee Kaina, que vive na região, afirmou que “alguém precisa olhar para o impacto que o avião está causando na vida marinha”, uma vez que “há combustível para jatos, anticongelante e outras toxinas”.

Após o acidente, militares cercaram o local com barreiras para evitar que qualquer vazamento de combustível se espalhasse, mas não ofereceram avaliações sobre os danos ambientais.


Fonte: O GLOBO