Grupo embarcou na manhã desta segunda-feira em avião da FAB na capital do Egito, Cairo, rumo ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira que vai receber os brasileiros e familiares que conseguiram cruzar a fronteira da Faixa de Gaza para o Egito no domingo. Ao todo, 32 pessoas foram repatriadas.

O grupo embarcou na manhã desta segunda-feira na aeronave VC-2 (Embraer 190) da Força Aérea do Brasil (FAB) na capital do Egito, Cairo, rumo ao Brasil. A decolagem ocorreu às 6h51, segundo a FAB. A previsão é que eles pousem em Brasília na noite desta segunda-feira.

"A segunda-feira começa com muito trabalho. Reunião com ministros, cerimônia de sanção do projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas e, à noite, vou receber os brasileiros e parentes palestinos que chegam ao Brasil de Gaza. Bom dia e uma ótima semana para todos", escreveu nas redes sociais.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), estão previstas paradas em Las Palmas (Espanha) e na Base Aérea do Recife, onde o grupo deve ser recepcionado pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho. Inicialmente, uma primeira parada da aeronave estava prevista em Roma (Itália), mas o plano foi alterado pela FAB após a decolagem do Cairo. A expectativa é de que o voo chegue a Brasília às 23h30.

Veja trajeto realizado pelo grupo do Brasil — Foto: Arte O GLOBO

A previsão inicial era que o grupo conseguiria deixar a região na sexta-feira, mas o posto de controle na fronteira com o Egito permaneceu fechado. Ao todo, o governo repatriou 1.477 desde o início do conflito.


Fonte: O GLOBO