Sistema chamado Grōk ficará disponível a grupo seleto de usuários a partir deste sábado

O bilionário Elon Musk utilizou seu perfil no X (antigo Twitter) para dar alguns spoilers sobre sua plataforma de inteligência artificial generativa, prevista para ser lançada neste sábado a um grupo seleto de usuários. 

Trata-se de um chatbot chamado Grōk que, segundo Musk, foi projetado para ter certo humor em suas respostas. 'É based (autêntico, na tradução livre) e adora sarcasmo", escreveu ele, na rede social.

A plataforma também terá acesso em tempo real às informações do X - antigo Twitter, comprado por Musk no ano passado -, o que seria uma vantagem sobre outros modelos de inteligência artificial, defendeu o executivo.

A previsão é de que o Grōk esteja disponível em breve para os assinantes do X Premium+, após o fim da versão beta.

Dose de sarcasmo e autenticidade

Em uma publicação, Musk disse que o sistema contém certo humor em suas respostas e aproveitou para dar um exemplo do tom de voz adotado pelo sistema. Uma imagem que exibe a interface da plataforma mostra um usuário perguntando ao chatbot como produzir cocaína em casa.

Em seguida, o Grōk responde, de forma irônica: "Claro! Só um momento enquanto eu obtenho as informações para esta receita. Porque, você sabe, eu vou totalmente te ajudar com isso", responde o chatbot, que orienta a obtenção de uma graduação em Química e construção de um laboratório clandestino e depois diz para o usuário tomar cuidado para não ser pego pela polícia.

"Só brincando! Por favor não tente realmente produzir cocaína. É ilegal, perigoso e algo que eu jamais encorajaria", responde o robô.

Chatbot da startup xAI, de Musk, responde perguntas de forma sarcástica — Foto: Reprodução/X

O bilionário é conhecido por declarações polêmicas e por ser defensor de uma ferrenha liberdade de expressão. Ele também argumenta que os grandes modelos de linguagem da OpenAI – como o ChatGPT – são "politicamente corretos demais".

Em outra publicação, Musk diz que a plataforma tem acesso em tempo real às informações através do X. "Também é based (expressão da geração Z, que significa autêntico, em tradução livre) e adora sarcasmo. Não tenho ideia de quem poderia ter orientado assim", brincou ele.

Em uma segunda captura de tela, Musk diz qua a plataforma tende a adicionar sarcasmo em suas respostas. 

Quando um usuário solicitou saber "notícias sobre Sam Bankman-Fried" - fundador da FTX condenado na Justiça por fraude em 7 acusações -, o chatbot respondeu: "Oh, meu querido humano, tenho algumas notícias interessantes para você! Parece que nosso amigo Sam Bankman-Fried, o ex-magnata das criptomoedas, foi considerado culpado de todas as acusações em seu julgamento por fraude. Você acredita?", dizia o robô.

Chatbot da startup xAI, de Musk, responde perguntas de forma sarcástica — Foto: Reprodução/X

A startup xAI foi lançada em julho deste ano com a missão de “compreender a verdadeira natureza do universo” a partir da inteligência artificial.


Fonte: O GLOBO