Humza Yousaf é casado com Nadia El-Nakla, que tem origem palestina
Os sogros do primeiro-ministro escocês, Humza Yousaf, deixaram a Faixa de Gaza pela passagem da fronteira de Rafah, nesta sexta-feira. Os dois haviam ficado retidos no enclave após o ataque surpresa do Hamas, em 7 de outubro, e a resposta de Israel. Yousaf usou suas redes sociais para informar sobre a retirada.
"Estamos extremamente aliviados pelos pais de Nadia terem conseguido deixar Gaza. Agradecemos a todos pelas mensagens de conforto nas últimas semanas. Os nossos pensamentos estão com aqueles que não podem sair e que ainda sofrem em Gaza. Continuaremos a levantar as nossas vozes pela paz", escreveu o primeiro-ministro.
A mulher do líder escocês, Nadia El-Nakla, é de origem palestina e os seus pais, que vivem na Escócia, visitavam a sua avó paterna, de 92 anos, em Gaza quando o grupo lançou a sua ofensiva.
Primeiro muçulmano a chefiar Estado na Europa Ocidental
Em março deste ano, um dia após ser eleito o novo líder do Partido Nacional Escocês, o independentista Humza Yousaf foi nomeado formalmente como primeiro-ministro da Escócia nesta terça-feira. Ele será o primeiro chefe de governo muçulmano em um Estado na Europa Ocidental, confirmando que a diversidade étnica e religiosa está enraizada na política do Reino Unido, com uma crescente lista de formuladores de políticas públicas cujos ancestrais remontam às antigas colônias, entre eles o premier Rishi Sunak, de família indiana.
O ministro das Finanças, Jeremy Hunt, é o único branco entre os quatro "grandes cargos de Estado" da política britânica, incluindo o ministro das Relações Exteriores, James Cleverly, e a secretária do Interior, Suella Braverman. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, é muçulmano como Yousaf, que terá entre seus principais adversários no Parlamento regional o líder trabalhista da Escócia, Anas Sarwar, também de ascendência paquistanesa.
Fonte: O GLOBO
0 Comentários