Competições do vôlei de praia, última disputa esportiva do ano, começam neste final de semana e vão até o próximo dia 25

É chegada a hora de começar a se despedir do 41º Intercolegial. Após seis modalidades — basquete, futsal, handebol, skate, vôlei de quadra e xadrez —, o vôlei de praia encerra as competições esportivas a partir deste fim de semana, no Sesc Nova Iguaçu, com 18 escolas e 31 equipes disputando o ouro nas categorias sub-18 masculino e feminino.

A briga pelo título do Intercolegial está acirrada: o Santa Mônica, de Cascadura, lidera o ranking com 238 pontos, seguido do Loide Martha (Duque de Caxias), que tem 212. Do terceiro ao décimo, oito escolas estão na faixa dos 50 aos 100 pontos e sonham com um lugar no pódio da competição.

Correndo por fora, em 13º, com 43 pontos, o GEO Juan Antônio Samaranch, de Santa Teresa, quer surpreender nesta reta final. A meta parece distante, mas a estratégia é clara: repetir as boas atuações do vôlei de quadra.

Para isso, a escola conta com os atletas que conquistaram, no fim de semana passado, o ouro no sub-15 masculino, além do quarto lugar no sub-15 feminino. Coordenadora de esportes do colégio, Thainá Pinnola acredita que o torneio de vôlei de praia será bem disputado.

— Sabemos que é difícil fazer parte do pódio, mas nada é impossível quando se trata dos adolescentes e treinadores do Samaranch — destaca.

Na preparação para os jogos, é normal que os alunos sintam uma ansiedade antes da disputa. Mas Thainá explica que o fator psicológico é trabalhado durante os treinamentos:

— A gente participa de muitas competições ao longo do ano, inclusive preparatórias para o Intercolegial. Então, os alunos são treinados a lidar com a ansiedade e acabam se acostumando com o frio na barriga antes da competição.

Intersolidário

Outra maneira de somar pontos e subir posições no ranking é através do Intersolidário, competição de arrecadação de alimentos para o projeto Mesa Brasil, do Sesc, e que recebe doações até o próximo dia 20.

— Em 2021, conseguimos mais de uma tonelada de alimentos e acreditamos que, nesta reta final, vamos conseguir mobilizar bastante — conta Thainá.

A 41ª edição do Intercolegial tem realização do jornal O GLOBO, apresentação do Sesc-RJ e patrocínio da Enel por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.


Fonte: O GLOBO