Afirmação foi feita em encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que foi à Kiev para discutir a adesão da Ucrânia ao bloco

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado que o conflito entre Israel e Gaza no Oriente Médio tirou o foco da guerra na Ucrânia. "É claro que está claro que a guerra no Médio Oriente tirou ", disse Zelensky numa coletiva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Ursula von der Leyen chegou a Kiev neste sábado para discutir com o presidente ucraniano a adesão da Ucrânia à União Europeia (UE), anunciou na rede social X (antigo Twitter). 

"Estou aqui para falar sobre o caminho de adesão da Ucrânia à UE" e sobre o apoio financeiro do bloco "para reconstruir a Ucrânia como uma democracia moderna e próspera", disse na estação de trem de Kiev, onde foi recebida por Zelensky.

A previsão é que a Comissão apresente em 8 de novembro seu relatório sobre os progressos realizados pela Ucrânia, Moldávia e Geórgia, e, então, decida se inicia ou não as negociações de adesão. 

A decisão deve acontecer antes dos 27 países-membros do bloco abordarem a discussão em uma cúpula em meados de dezembro, em Bruxelas.

Von der Leyen também abordará outros temas como o "apoio militar" dos europeus à Ucrânia e um novo pacote de sanções da UE contra a Rússia - que está sendo preparado no momento, conforme declarado aos jornalistas presentes. Esta é a sexta visita dela à Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

"A mensagem mais importante é reafirmar que estaremos ao lado da Ucrânia o tempo que for necessário", insistiu, em um momento em que Kiev teme que o apoio ocidental diminua devido ao conflito entre Israel e o Hamas.

"É verdade que a atenção do mundo está mais focada agora no Oriente Médio. Mas eu já tinha planejado essa viagem (a Kiev) há muito tempo, admitiu", afirmou a presidente.


Fonte: O GLOBO