Progress MS-23 se desencaixou de Estação Espacial Internacional para dar lugar ao próximo veículo de carga; momento ficou visível por cerca de 3 minutos

A espaçonave de carga Progress MS-23, da Rússia, se desencaixou da Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês) para dar lugar ao próximo veículo de carga, informou a agência espacial russa Roscosmos nesta quarta-feira. Quando iniciou o processo de frenagem, parou de orbitar e entrou nas camadas densas da Terra — e queimou.

Já os elementos à prova de fogo caíram em uma área não navegável na parte sul do Oceano Pacífico. O momento foi avistado pela astronauta Jasmin Moghbeli, que registrou em fotografias. No X (antigo Twitter), ela escreveu: "A nave de carga da Roscosmos se desacoplou e partiu da Estação Espacial. Quase quatro horas após o desacoplamento, consegui avistá-la queimando na atmosfera e até tirei algumas fotos".

Ela continuou e explicou que o momento aconteceu mais rápido do que pensava, e "só foi visível por cerca de 2 a 3 minutos". "Me lembrou um pouco de fogos de artifício, especialmente quando se desintegrou. Agradeço àqueles no solo que me ajudaram a direcionar onde olhar!".

Ainda de acordo com a Roscosmos, o cargueiro estava integrado à ISS desde 24 de maio deste ano. Na época, entregou quase 2,5 toneladas de carga à estação, incluindo uma estação de trabalho universal URM-D, que os cosmonautas instalaram fora do módulo Zvezda em 9 de agosto.

O Progress MS-23 foi substituído pela espaçonave Progress MS-25 nesta sexta-feira. Seu lançamento ocorreu no Cosmódromo de Baikonur, a primeira e maior base de lançamentos de foguetes do mundo. A acoplagem à ISS está prevista para este domingo, 3 de dezembro.


Fonte: O GLOBO