Foram implementadas medidas para proporcionar melhorias salariais, condições de trabalho e conhecimento técnico

Porto Velho, RO - Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel fundamental no cuidado básico da população, atuando como elo entre os moradores e os serviços da atenção primária na promoção de saúde e prevenção de doenças. A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), reconhece a importância desse profissional e trabalha para valorizar e apoiar a categoria.

Uma das prioridades da Semusa é proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores da saúde. Nesse quesito, foram realizados investimentos na estrutura física das unidades, para oferecer ambientes mais adequados e equipamentos novos, visando otimizar o desempenho desses profissionais no atendimento à comunidade.

Além disso, os ACS passaram a receber o auxílio fardamento, um valor que a categoria recebe anualmente para a compra do uniforme de trabalho, que compreende camisa de manga longa e curta, calça jeans, bota, colete, boné e chapéu com aba protetora. A Semusa também se responsabiliza pela entrega dos equipamentos de proteção individual aos profissionais.

A valorização dos Agentes Comunitários de Saúde também se reflete no âmbito salarial, com a equiparação não inferior a dois salários mínimos, conforme emenda constitucional, onde a Prefeitura se encarrega de pagar a complementação e os encargos. E ainda, a manutenção do pagamento do auxílio financeiro adicional, um compromisso da administração municipal que contribui para o fortalecimento da categoria.


Foram 46 cursos, oficinas e palestras foram realizados em 2023

Outra forma de reconhecer a importância do trabalho do ACS é investir em capacitação profissional. Ao longo de 2023, foram 46 cursos, oficinas, palestras e demais mecanismos de educação continuada com temas diversos, proporcionando conhecimento e práticas que melhoram a assistência aos usuários da localidade onde atuam.

Entre as vivências, destaque para o curso técnico Saúde com Agente, formação que durou um ano e beneficiou 281 profissionais da zona urbana e rural. O curso foi criado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com o intuito de oferecer qualificação técnica e fortalecer os atendimentos do SUS.

Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini acredita que esses incentivos não apenas reconhecem a importância do trabalho, mas também incentivam a busca contínua pela excelência no cuidado à saúde da população.

“Temos trabalhado muito para melhorar a qualidade de vida dos servidores da saúde, categoria muito demandada, principalmente no pós pandemia. E os agentes comunitários de saúde são os olhos atentos e os ouvidos sensíveis da comunidade, identificando necessidades, promovendo a prevenção de doenças e garantindo que todos tenham acesso aos serviços de saúde essenciais. São eles os facilitadores do acesso da comunidade aos serviços primários da saúde e merecem também todo nosso reconhecimento”, ressalta Pasini.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)