Miker Arteta, Luís Enrique, Pep Guardiola e Xavi dividiram vestiário no clube catalão na temporada 98/99

Os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões estão definidas e pode-se dizer que a competição tem um domínio espanhol, visto em dois diferentes aspectos. O país é quem mais tem representantes nesta fase da competição, com o trio Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid.

Além disso, dos oito treinadores que seguem no torneio, metade são espanhóis — Mikel Arteta, do Arsenal-ING, Luís Enrique, do Paris Saint Germain-FRA, Pep Guardiola, do Manchester City-ING, e Xavi, do Barcelona. Um ponto interessante envolvendo os comandantes: os quatro já foram companheiros de time na época de jogador.

Na temporada 98/99, os treinadores espanhóis classificados para as quartas de final da Champions League dividiram vestiário no Barcelona. Outro ponto em comum entre eles: Todos atuavam no setor de meio de campo da equipe. Luís Enrique, o mais experiente dos quatro na época — era quem mais tinha minutagem. Xavi e Pep Guardiola, apesar da diferença de nove anos de idade, tiveram participação semelhante. Já Mikel Arteta, ainda era da base do clube catalão e estava recebendo as primeiras oportunidades no profissional.

A relação entre os atuais treinadores do Arsenal e Manchester City é marcada pelas "passagens de bastão". Em 1999, Guardiola foi quem deu lugar a Mikel Arteta para fazer a sua estreia no futebol profissional. Após encerrar a carreira, 17 anos depois, o Arteta foi o auxiliar do técnico multi-campeão. Eles trabalharam juntos por três temporadas, até que o "aluno" de Pep foi treinar os gunners. Hoje, os dois estão na disputa direta pelo título da Premiere League.

A relação entre os três jogadores do quarteto com mais minutagem na temporada 98/99 também chama atenção. Xavi foi treinado por Guardiola e Luís Enrique e sob comando dos dois conquistou, ao todo, 17 títulos com a camisa blaugrana. Os treinadores de Manchester City e PSG, inclusive, são os dois últimos técnicos a vencer a Liga dos Campeões pelo Barcelona.

Quis o destino que Xavi e Luís Enrique se enfrentassem nas quartas de final da Champions League. Após o sorteio realizado em Nyon, na Suíça, sede da Uefa, ficou definido que Barcelona e PSG vão se enfrentar nesta fase da competição, com o primeiro jogo no Parque dos Príncipes e a decisão no Estádio Olímpico de Montjuic.

Real Madrid x Manchester City, Arsenal x Bayern de Munique e Atlético de Madrid x Borussia Dortmund são os outros confrontos das quartas de final da Champions League. As partidas de ida desta fase acontecerão nos dias 9 e 10 de abril, enquanto a volta será na outra semana, 16 e 17 de abril.

Também foi sorteado o chaveamento das semifinais, definindo o caminho até a decisão, no dia 1º de junho, no Estádio de Wembley. Quem vencer o duelo entre City e Real vai pegar Arsenal ou Bayern de Munique e decidirá em casa nas semifinais. Do outro lado da chave, Atlético ou Borussia Dortmund enfrentarão PSG ou Barcelona.


Fonte: O GLOBO