Competição terá uma nova configuração em 2024/2025

Porto Velho, Rondônia - Maior torneio de clubes do futebol mundial, a Champions League passará por uma grande mudança na próxima temporada. Com praticamente boa parte das equipes já classificadas, a Liga dos Campeões que conhecemos terá alterações importantes em seu formato.

A grande mudança prevista para a edição 2024/2025 está na primeira fase da competição e na quantidade de times classificados. No formato atual, a fase de grupos conta com 32 times separados em oito grupos em que os dois melhores avançam para as oitavas de finais. Para a próxima temporada, o formato da primeira fase será o de liga, em uma disputa de pontos corridos, além da adição de mais quatro times, totalizando 36.

Os 36 times classificados disputarão oito partidas contra adversários que serão definidos em sorteio de quatro potes diferentes, em um formato de pontos corridos para definir quem avança para a segunda fase, ou seja, sem a existência de uma fase de grupos.

Cada equipe enfrentará dois times de cada pote, com metade dos jogos como mandante e a outra metade como visitante. Os oito clubes de melhor campanha nos pontos corridos garantem vaga direta nas oitavas. Os times que ficarem entre 9º e 24º jogarão um mata-mata valendo oito vagas nas oitavas. A partir daí, o formato segue o de sempre, com duelos de ida e volta até a final em jogo único.

NOVATOS E VELHO CONHECIDOS

Além do novo formato, a Champions League 2024/2025 também será marcada pela presença de dois clubes que surpreenderam na atual temporada e que vão disputar a competição pela primeira vez na história: Girona, da Espanha, e o Stade Brest, da França.

O Girona, clube satélite do Grupo City, chegou a brigar pelo título espanhol com o Real Madrid, mas faltou fôlego para acompanhar os merengues, e a campanha foi histórica por conquistar uma vaga direta na primeira fase da Champions, pela primeira vez na história do clube. O time da Catalunha, com uma rodada para o fim de LaLiga, já garantiu a terceira colocação, na frente de clubes como Atlético de Madrid, Athletic Bilbao e Real Sociedad, que normalmente disputam os principais torneios europeus.

Já na França, o Brest também já fez história antes mesmo de ouvir o hino da Champions no seu estádio. A equipe brigou até a última rodada do Campeonato Francês com o Lille pela última vaga direta na primeira fase da competição, e ao vencer o Toulouse por 3 a 0, sacramentou a classificação histórica para a Liga dos Campeões pela primeira vez na história do clube, que na temporada passada terminou a Ligue 1 na 14º colocação.

As 'surpresas' na Champions League 24/25 — Foto: Editoria de Arte

Mas não somente as histórias dos estreantes na Champions League 24/25 são de chamar atenção. Outros três clubes das cinco grandes ligas europeias vão retornar a disputar a competição depois de muito tempo: Bologna, da Itália, Aston Villa, da Inglaterra, e Stuttgart, da Alemanha.

O Bologna, treinado pelo ítalo-brasileiro Thiago Motta, foi a grande sensação do futebol italiano nesta temporada. Se em 22/23 o Napoli foi a grande história na Itália, o Bologna foi o time que encheu os olhos dos amantes de futebol.

Depois de terminar a temporada passada em 9º lugar, o Bologna superou todas as expectativas e com um futebol vistoso, garantiu seu retorno à Champions League depois de 60 anos. Sua última participação na competição foi em 1964/1965, quando o torneio ainda era chamado de Copa dos Campeões.

O brasileiro Douglas Luiz é um dos melhores jogadores do Aston Villa — Foto: Adrian DENNIS / AFP

Já na Inglaterra, um velho conhecido da Liga dos Campeões está de volta. Campeão europeu em 81/82, o Aston Villa não disputa a Champions desde a temporada em que defendeu seu título, em 82/83. Desde então, foram 42 anos sem figurar no maior palco do futebol europeu. Sob o comando de Unai Emery, o Villa desbancou a concorrência de clubes como Chelsea, Tottenham e Manchester United para garantir a classificação para a Champions.

E na Alemanha, a grande história da temporada foi o Bayer Leverkusen, que conquistou o título alemão destituindo a hegemonia recente do Bayern de Munique. Mas para além do Leverkusen, o Stuttgart foi outro time que chamou atenção. Na temporada passada, a equipe disputou o playoff de rebaixamento e permaneceu na Bundesliga, e ter ficado na elite foi o primeiro passo rumo ao vice-campeonato em 23/24, junto com a classificação para a fase inicial da Champions League. O Stuttgart não disputava o maior torneio de clubes do futebol há quinze anos, desde a temporada 2009/2010.

Antes da 'Super Champions League' em 2024/2025, ainda falta um jogo para terminar a temporada da atual edição. No próximo dia 1º de junho, Real Madrid e Borussia Dortmund fazem a grande decisão desta temporada, em Wembley, às 16h (horário de Brasília).


Fonte: O GLOBO