Treinador está no clube há oito temporadas e já esbarrou na trave pelo título três vezes, todas na Copa da Itália

Porto Velho, Rondônia - A final da Liga Europa entre Bayer Leverkusen-ALE e Atalanta-ITA será disputada nesta quarta-feira. Grande sensação da temporada, a equipe de Xabi Alonso ainda está invicta na mesma e é o grande favorito para levar o título. 

Com todos os holofotes virados para o trabalho excepcional do espanhol, um outro importante componente da grande decisão acaba ficando, naturalmente, ofuscado: Gian Piero Gasperini busca consolidar quase uma década de dedicação ao time italiano, com o primeiro título pelo clube.

Antes da chegada do treinador, a Atalanta não era um time que sequer incomodava as grandes equipes do país, que dirá do velho continente. Entre inda e vindas na segunda divisão, a melhor participação do clube na chamada Série A tinha sido na temporada 47/48, quando ficou na quinta posição.

O histórico de posições da Atalanta no Campeonato Italiano nas últimas 20 temporadas — Foto: Editoria de Arte

A tabela que indica o histórico de posições da Atalanta no Campeonato Italiano, nas últimas 20 temporadas, demonstra bem o tamanho do trabalho de Gasperini à frente do clube.

Vale ressaltar que a atual edição ainda têm mais duas rodadas a serem disputadas. Caso a equipe finalista da Liga Europa vença as partidas que restam, contra Torino e Fiorentina respectivamente, dentro de casa, se garante na terceira posição e na próxima edição Liga dos Campeões.

Nestas quase oito temporadas de clube, o treinador italiano soma 381 partidas à beira do campo. Para quem pegou a equipe em uma posição secundária do futebol do país, o aproveitamento de 60% é muito bom.

Com 196 vitórias e apenas 82 derrotas no comando da Atalanta, Gasperini tem colecionado os melhores resultados esportivos da história do clube. Além da melhor participação da história da Atalanta no Campeonato Italiano, com a terceira posição da tabela, o técnico colocou a equipe da pequena cidade de Bergamo no cenário do futebol europeu. Desde a sua chegada, apenas na temporada 21/22 ele não conseguiu a classificação para uma competição continental.

O melhor desempenho da Atalanta na Liga dos Campeões foi na edição afetada pela pandemia da Covid-19, em 2020. Por conta da situação que o mundo vivia, a Uefa organizou um mata-mata, em jogo único, no Estádio da Luz, em Portugal. Sob comando de Gasperini, a equipe italiana chegou até as quartas de final e acabou eliminado pelo PSG, de Neymar e Mbappé, por 2 a 1. Os dois gols da virada da equipe francesa aconteceram já nos minutos finais da partida.

Apesar do trabalho incontestável à frente da Atalanta, ainda resta um objetivo para consolidá-lo: um título. O treinador já bateu três vezes na trave, todas pela Copa da Itália. A última, inclusive, foi na atual temporada, com a derrota magra para a Juventus na final.

Para conseguir um feito inédito para a Atalanta — o título europeu — e marcar de vez seu nome na história do clube, Gasperini terá a dura missão de derrotar o Bayer Leverkusen. A grande decisão acontece nesta quarta-feira, às 16h, no Aviva Stadium, em Dublin, capital da Irlanda.


Fonte: O GLOBO