Imagens obtidas pela Polícia Civil mostram homens com coletes da repartição pública usando retroescavadeira para arrombar estabelecimento onde multidão furtou alimentos

Porto Velho, Rondônia - Três pessoas suspeitas de envolvimento em saques durante a enchente que assolou Eldorado do Sul, na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, foram presos na manhã desta sexta-feira em operação da Polícia Civil e da Brigada Militar local. Dois deles são integrantes da Defesa Civil municipal — um deles como voluntário, outro como cargo em Comissão na Câmara de Vereadores, segundo informou a rádio Gaúcha Zero Hora.

Em vídeos obtidos pela Polícia Civil, dois homens com coletes da Defesa Civil aparecem tripulando uma retroescavadeira arrendada pela prefeitura para os trabalhos relativos à enchente. De acordo com as investigações, eles utilizaram a máquina para derrubar muros de uma empresa de distribuição de produtos alimentícios, possibilitando que uma multidão saqueasse o local.

A Operação Improbus (desonestos, em latim), foi deflagrada com 40 agentes e ainda contou com o apoio do setor de inteligência e tropas do 31º Batalhão de Polícia Militar. Os dois servidores públicos foram presos por furto qualificado, enquanto o terceiro indivíduo, que teria participado ativamente de saques, vai responder por roubo.

Por meio de nota, a Polícia Civil afirma que foram cumpridas sete medidas cautelares, entre mandados de busca e apreensão e mandados de prisão.


Fonte: O GLOBO