Além do placar de 3 a 0 construído por golaços e com direito a "olé" no estádio, equipe de Artur Jorge se recupera fisicamente e cresce em potencial com a chegada de reforços

Porto Velho, Rondônia - Tudo apontava para uma noite de festa no Nilton Santos. E o Botafogo realizou o “cumpra-se”. Com direito a apresentação de Thiago Almada, Allan e Igor Jesus, golaços de Luiz Henrique, Cuiabano e Savarino, e domínio do início ao fim, o alvinegro venceu o Atlético-MG por 3 a 0 e se reaproximou da liderança do Brasileirão, agora na segunda colocação ao fim da 15ª rodada. Sobretudo, deu mais motivos de empolgação para a sua torcida.

Aos poucos, o técnico Artur Jorge vai recuperando suas peças e vendo o elenco retomar a condição física. Ontem, além de poder escalar novamente o quarteto de ataque composto por Tiquinho, Júnior Santos, Eduardo e Luiz Henrique, ainda teve Savarino de volta da Copa América.

O resultado é uma equipe que vai encontrando fôlego novamente e que pôde gerenciar momentos de alta pressão no campo de defesa adversária e, em outros, baixar o ritmo para atacar em transições. Além disso, a expulsão de Igor Rabello, zagueiro formado na base alvinegra, com 24 minutos de jogo, abriu ainda mais os caminhos de um adversário vulnerável.

Naquele momento, o Botafogo já tinha balançado a rede com um golaço. Luiz Henrique recebeu de Danilo Barbosa na entrada da área e soltou uma bomba de canhota no ângulo de Matheus Mendes. Ganhando confiança neste tipo de finalização, que resistiu a executar em jogos recentes, o camisa 7 se torna uma arma ainda mais forte.

Detalhes ou um pouco mais de capricho separaram a equipe de ampliar o placar mais cedo. No primeiro tempo, Júnior Santos errou um contra-ataque fulminante, ao preferir chutar sem perigo e, no segundo, Eduardo teve falta defendida em cima pelo goleiro.

Em certo momento, a falta de precisão para resolver o jogo acendeu algum alerta, mesmo em um jogo no qual John foi pouco intimidado. Cuiabano e Savarino trataram de resolver. Com dois chutes de fora da área, já na reta final, o último enquanto a torcida cantava “olé”, fecharam uma noite absoluta.

Allan, Igor Jesus e Almada são apresentados à torcida do Botafogo no Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Em coletiva, Artur Jorge preferiu afastar qualquer rótulo de favorito, mas o pacote completo de noites como essa provam a prateleira que o clube está. Uma atuação soberana que já se desenhava mesmo antes da expulsão do adversário, jogadores ganhando confiança e novos nomes chegando em meio a um clima de festa: todas as cartas estão ficando na mão em General Severiano.

— O Botafogo é candidato a ganhar o próximo jogo, esse é o nosso compromisso — reforçou o treinador português. — Ainda é muito prematuro, mas sabemos que, nessa altura, a posição que ocupamos nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos.

Com o resultado, o Botafogo foi para a segunda colocação do campeonato, chegou a 30 pontos, a apenas um do líder Flamengo, que tropeçou na rodada. Na próxima quinta-feira, às 21h30, o alvinegro visita o Vitória, em Salvador.


Fonte: O GLOBO