Defeito em atualização para servidor Windows foi a razão do problema, diz CrowdStrike, empresa responsável por plataforma usada pela Microsoft em que foi identificada a falha

Porto Velho, Rondônia - A Microsoft disse que a causa da pane global, que afetou de aeroportos a bancos e Bolsas de valores, foi consertada, mas que 365 aplicativos da companhia ainda são impactados. Mais cedo, a empresa havia emitido comunicado informando que todos seus serviços haviam sido afetados após uma falha no sistema da Azure, sua plataforma de computação em nuvem.

O que é a Azure?

A Azure usa uma ferramenta de segurança chamada Falcon, da empresa de cibersegurança CrowdStrike, que serve para detectar e monitorar possíveis invasões (ações hackers). Uma falha nesse sistema é que está por trás da pane global.

O que causou o apagão cibernético global?

De acordo com o CEO da CrowdStrike, George Kurz, o problema ocorreu por causa de um "defeito na atualização de conteúdo" da Falcon, e não de um ataque cibernético. Essa falha ocorreu em uma atualização para servidores Windows.

Microsoft foi afetada pelo apagão cibernético

Por isso, a Microsoft foi afetada e boa parte das empresas que usam os seus aplicativos foi atingida. Servidores Mac e Linux não foram impactados.

"Crowdstrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados. Isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado, e o processo para consertá-lo está em andamento", disse em uma rede social.

As primeiras falhas surgiram nos EUA na noite de quinta-feira. De acordo com o New York Times, a Microsoft informou na página de status do Azure que o problema começou às 17h56 (18h56 no Brasil).

A falha de TI paralisou negócios em todo o mundo, especialmente na Europa, nos EUA e na Austrália. Voos foram cancelados, transmissões de TV foram interrompidas e até marcação de consultas médicas foi impactadas. Bancos e Bolsas de valores também tiveram atividades comprometidas.

Como o apagão cibernético afetou o Brasil?

No Brasil, aplicativos de bancos apresentam instabilidade. As companhia aéreas Gol, Azul e Latam disseram que seus sistemas não foram atingidos. Mas é possível que atrasos possam ocorrer, devido a conexões em rotas internacionais. Assim, estão dando orientações sobre o que fazer aos passageiros com viagens programadas.


Fonte: O GLOBO