Rodrigo Raineri, de 55 anos, fazia parte de uma equipe que estava caminhando para o acampamento base do K2, mas foi o único que escolheu praticar parapente

Porto Velho, Rondônia - Apaixonado por viagens, natureza e tecnologia, o alpinista brasileiro Rodrigo Raineri, de 55 anos, despencou e morreu no norte do Paquistão, nesta sexta-feira. Ele é o quarto aventureiro estrangeiro a morrer na área desde o mês passado.

Com mais de 30 anos de experiência em montanhismo e atividades outdoor, Raineri fazia parte de uma equipe de sete membros que estava caminhando para o acampamento base do K2, a segunda montanha mais alta do mundo, mas foi o único que escolheu praticar parapente. O norte do Paquistão, lar de picos imponentes atrai turistas de todo o mundo com suas paisagens deslumbrantes.

Quem é o brasileiro que morreu no Paquistão?

Engenheiro de Computação pela Unicamp, ele também é empresário, palestrante e consultor. Escalador completo tinha uma vasta experiência em rocha, gelo e alta montanha. Rodrigo foi o primeiro brasileiro a escalar 3 vezes com sucesso o Monte Everest. Em 2019 realizou sua 6ª expedição à montanha mais alta do planeta, com 8.848m de altitude.

Com mais de 30 anos de experiência em montanhismo e atividades outdoor, Rodrigo Raineri fazia parte de uma equipe de sete membros que estava caminhando para o acampamento base do K2 — Foto: Reprodução Instagram

Em 2016, se tornou o único brasileiro a guiar expedições aos 7 Cumes, projeto que abrange escalar as mais altas montanhas de cada continente. Formou com Vitor Negrete a única dupla brasileira a escalar a temida Face Sul do Aconcágua, uma das escaladas mais difíceis do mundo, sendo um marco no montanhismo brasileiro. Também com Vitor Negrete escalou o Aconcágua em pleno inverno, com temperaturas abaixo de 30 graus negativos.

Ele participou ainda de diversos projetos, sendo 6 expedições ao Everest (duas pelo lado norte, China e quatro pelo lado sul, Nepal) e a descida e medição da maior cachoeira do Brasil na Amazônia, com 353m. Além de ministrar cursos de escalada e resgate, dos básicos aos mais avançados, liderou mais de uma centena de expedições no mundo todo.

Alpinista brasileiro Rodrigo Raineri ao lado da mulher, Talita Camargo e do filho — Foto: Reprodução Instagram

Rodrigo é autor dos livros 'No Teto do Mundo' e 'Imagens do Teto do Mundo'. Ele é casado com a fisioterapeuta Talita Camargo e tem um filho.

'Um dos maiores desafios para superar'

Em sua última postagem nas redes sociais, o alpinista relatou as dificuldades de um voo em Karimabad. Ele revelou ainda, que estava debilitado após ter passado por uma infecção intestinal. " Exausto, sem água e sem comida, decolei para ir pro pouso… fechei os olhos 15 segundos, senti a brisa no meu rosto e pensei: o que fazer? Abri meus olhos, cenário ímpar, virei de volta pra montanha."

No vídeo, ele dedicou o voo a esposa e ao filho em que descreve a saudade de está longe da família: "O amor é tão grande que a saudade dói: este é um dos maiores desafios pra superar!"

O corpo de Rodrigo foi recuperado e será enviado de volta ao Brasil após consultas com sua família, disse o porta-voz da polícia local, Muhammad Nazir, à AFP.


Fonte: O GLOBO