Levantamento revela que 30% dos empreendedores dependem da plataforma como principal fonte de renda e 40% ampliaram seus negócios
Porto Velho, RO - Uma pesquisa da Shopee revelou que 30% dos vendedores brasileiros começaram a vender online pela plataforma. Realizada em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a pesquisa mostrou trambém que 40% dos empreendedores expandiram suas operações após ingressarem no marketplace.
Os dados indicam que as empresas na Shopee geram empregos para 1,3 milhão de pessoas no Brasil, com 25% dedicados exclusivamente às vendas na plataforma.
Felipe Lima, diretor de desenvolvimento de negócios na Shopee, afirmou que, desde 2024, a plataforma transformou a vida de milhões de vendedores brasileiros e continuará apoiando o crescimento dos negócios no e-commerce.
Ferramenta de inclusão digital
Maurício Salvador, presidente da ABComm, destacou a importância dos marketplaces para o empreendedorismo no Brasil, com a Shopee sendo uma porta de entrada para a digitalização e crescimento dos pequenos negócios.
Empreendedores locais em destaque
A Shopee possui mais de 3 milhões de lojistas brasileiros registrados, e 90% das vendas são de vendedores locais. A plataforma foi a primeira oportunidade de venda online para um em cada três vendedores locais.
Além disso, 30% dos vendedores consideram a Shopee sua principal fonte de renda, e 35% afirmam que a plataforma representa a maior parte do faturamento.
Produtos nacionais em foco
Mais de 80% dos lojistas vendem produtos feitos no Brasil, reforçando o impacto positivo da Shopee na economia local. Lima enfatizou o compromisso da Shopee em apoiar a economia brasileira e proporcionar recursos para o crescimento dos empreendedores online.
Exemplo de sucesso
A Kokeshi Cosméticos, uma empresa de São Paulo, destacou-se na plataforma desde 2020, alcançando resultados expressivos com as ferramentas da Shopee.
A primeira Shopee live da Kokeshi recebeu 23 milhões de curtidas, e as lives geram faturamento equivalente a dois dias de vendas em poucas horas.
Perfil do empreendedor Shopee
A pesquisa mapeou o perfil dos empreendedores na plataforma, revelando que mais de 40% possuem curso superior, 65% vendem exclusivamente online e 60% estão empreendendo há menos de três anos.
Cerca de 80% dos empreendedores declararam ter realizado conquistas significativas, como compra ou reforma de imóveis e investimentos em educação, após começarem a vender na Shopee.
Um em cada três lojistas conseguiu poupar ou investir parte da renda, avançando rumo à independência financeira.
Raio-X do empreendedor brasileiro da Shopee
Empoderamento
Mulheres empreendedoras representam mais de 50% dos lojistas ativos na Shopee nos últimos 12 meses, com 30% iniciando seus negócios através da plataforma.
Mulher do Ano Shopee
Em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), a Shopee lançou o prêmio Mulher do Ano Shopee para reconhecer mulheres empreendedoras que se destacam na plataforma.
A premiação celebra 15 mulheres em três categorias: transformação digital, impacto social e performance.
As inscrições estão abertas até 31 de julho, e o evento de premiação ocorrerá em novembro.
Fonte: Carta Capital
0 Comentários