Blitzes educativas são essenciais para a prevenção de acidentes de trânsito (Foto reprodução) Foto: SEMTRAN |
Foram identificadas diversas infrações, entre as mais frequentes estavam o uso inadequado de calçados
Porto Velho, RO - Devido ao período festivo da Expovel, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) de Porto Velho intensificou as ações educativas na cidade, entre elas, uma blitz voltada especialmente para motociclistas. A ação, coordenada por Denilson Carlos Xavier, gerente da divisão de educação da Semtran, teve como objetivo principal orientar os motociclistas sobre as boas práticas no trânsito e as infrações mais comuns que colocam em risco a segurança de todos.
Durante a blitz, foram identificadas diversas infrações, entre as mais frequentes estavam o uso inadequado de calçados, como sandálias, que não oferecem firmeza aos pés e são proibidos pelo artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, muitos motociclistas estavam sem a viseira do capacete abaixada ou utilizando capacetes inadequados, conforme descrito no artigo 244 do CTB.
A Semtran aproveitou a oportunidade para reforçar a importância de utilizar equipamentos de segurança de forma correta e explicou que o uso de dispositivos como celulares para verificar mapas e endereços só deve ser feito com a moto parada, em local seguro. A blitz também destacou a proibição do uso de fones de ouvido enquanto o veículo está em movimento.
Blitzes educativas são essenciais para a prevenção de acidentes de trânsito. Em Porto Velho, os números de acidentes envolvendo motociclistas têm sido preocupantes, e ações como essa visam reduzir esses índices, promovendo um trânsito mais seguro para todos. A parceria entre educação e fiscalização, como destacou o agente de trânsito Joelmir Silva, é fundamental para garantir que o trânsito, que é o maior espaço de convivência social, seja mais humano e seguro.
A Semtran reafirma que, ao seguir as orientações, os motociclistas não só preservam suas vidas, mas também a de seus passageiros e demais usuários da via. A segurança depende de todos, e a conscientização é o primeiro passo para um trânsito mais seguro.
Texto: Renata Beccária
Fonte: Prefeitura de Porto Velho
0 Comentários