Casos de casas infláveis sendo levantadas pelo vento e causando mortes de crianças já ocorreram antes

Porto Velho, Rondônia - Um menino de 5 anos morreu em um jogo de beisebol profissional em Maryland, nos Estados Unidos, depois que uma casa inflável foi levantada na sexta-feira por uma rajada de vento enquanto crianças estavam dentro dela, informaram as autoridades.

As crianças caíram da estrutura inflável quando ela foi lançada a 4,5 a 6 metros de altura antes de aterrissar no campo de beisebol do Regency Furniture Stadium em Waldorf, Maryland, onde os Southern Maryland Blue Crabs estavam jogando na noite de sexta-feira, de acordo com um comunicado do governo do Condado de Charles.

O menino de 5 anos, cuja identidade não foi revelada, foi levado de helicóptero para o Children's National Hospital em Washington e foi declarado morto mais tarde, segundo Jennifer L. Harris, porta-voz do Condado de Charles, e o comunicado de imprensa do condado. Outra criança também foi levada de helicóptero para o mesmo hospital e tratada por ferimentos não fatais.

Casa inflável caiu de altura de mais de seis metros — Foto: Reprodução


O incidente ocorreu enquanto os Blue Crabs jogavam contra os York Revolution em um jogo da Atlantic League of Professional Baseball em Waldorf, cerca de 25 milhas ao sul de Washington. Os times interromperam a partida, e os Blue Crabs adiaram seus jogos no final de semana.


“Nossa organização inteira expressa nossas condolências à família que está de luto pela perda de uma criança e nossa preocupação com a criança que foi ferida,” disse Courtney Knichel, gerente geral dos Blue Crabs, em um comunicado. “Nossos pensamentos e orações estão com todos eles.”


A casa inflável estava em uma superfície elevada, cercada, acima do campo direito, segundo um relatório da WRC-TV, afiliada da NBC em Washington. Após ser levantada do chão, ela caiu no campo perto da linha da primeira base.


A casa inflável é normalmente montada em uma área destinada às crianças durante os jogos, disse Harris em um e-mail.



Um porta-voz dos Blue Crabs não pôde ser imediatamente contatado para comentar.


Casos de casas infláveis sendo levantadas pelo vento e causando mortes de crianças já ocorreram antes. Em abril passado, uma criança de 2 anos morreu e outra foi ferida no Arizona quando o vento levantou a casa inflável em que estavam e a lançou em um terreno vizinho. Em 2021, cinco crianças australianas morreram após uma casa inflável ser projetada a 30 pés de altura durante a celebração de fim de ano da escola.


Um estudo da Universidade da Geórgia identificou pelo menos 479 ferimentos e 28 mortes em incidentes relacionados ao vento envolvendo casas infláveis ao redor do mundo entre 2000 e 2021.


A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, uma agência reguladora federal independente, recomenda que casas infláveis não sejam usadas quando as velocidades máximas do vento excedem 24 a 40 quilômetros por hora.


A organização aconselha que, se “o topo das árvores estiver balançando,” pode não ser seguro usar uma casa inflável. As casas infláveis devem ser fixadas com pelo menos seis pontos de ancoragem, de acordo com o Amusement Devices Safety Council, órgão regulador de saúde e segurança no trabalho da Grã-Bretanha.




Fonte: O GLOBO