Empresa teria cobrado mais por equipamentos de rede de clientes que compram semicondutores de rivais, como a AMD e a Intel

Porto Velho, Rondõnia - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou uma investigação sobre a Nvidia, após queixas de concorrentes de que a empresa pode ter abusado de seu domínio no mercado ao vender chips que alimentam a inteligência artificial, relatou o jornal The Information na quinta-feira.

Com a notícia, as ações da empresa, fundada por Jensen Huang, operam em queda de cerca de 3,6% nas negociações pré-mercado, antes da abertura do pregão das bolsas americanas nesta sexta-feira.

De acordo com a reportagem, que cita pessoas a par do caso, os investigadores do Departamento de Justiça estão analisando se a Nvidia pressionou os provedores de nuvem a comprarem múltiplos produtos da empresa, que comanda cerca de 80% do mercado de chips para IA.

Também está sendo investigado se a a Nvidia cobra mais a seus clientes pelo equipamento de rede caso eles queiram adquirir chips para IA de empresas concorrentes, como a Advanced Micro Devices (AMD) e Intel, acrescentou o jornal.

De acordo com a reportagem do The Information, os investigadores entraram em contato com vários concorrentes da Nvidia para obter mais detalhes.

O Departamento de Justiça americano tem sido pressionado por grupos progressistas dos EUA, que se opõem a monopólios e defendem a supervisão governamental das empresas de tecnologia, entre outras questões, e também pela senadora democrata Elizabeth Warren a investigar a Nvidia por preocupações de concorrência.


Fonte: O GLOBO