O Coordenador do Gaema fala sobre respeito e tratamento digno ao meio ambiente

Porto Velho, RO - O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) realizou a palestra “Do Antropocentrismo ao Ecocentrismo – As respostas do direito aos dilemas ambientais contemporâneos”, por meio do Promotor de Justiça Pablo Hernandez Viscardi, a alunos do Ensino Médio de uma escola estadual e acadêmicos de Direito do 9º período.

O palestrante, que é coordenador do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente, (Gaema), abordou a temática levando em consideração os aspectos ecológicos, econômicos e sociais, a fim de que o desenvolvimento da sociedade seja equitativo, viável e suportável, com divulgação de ações de sustentabilidade. Também foram abordados crescimento econômico e pobreza, meio ambiente e tecnologia, mudanças climáticas sob a ótica sociológica e biológica.



Possíveis soluções apontadas pelo membro do Parquet incluem o rompimento com o pensamento filosófico cartesiano e a inclusão da concepção ética do relacionamento do homem com a natureza, também conhecido como “Ecocentrismo”. Nessa perspectiva, o homem não é o centro do universo e os outros seres têm o seu valor intrínseco e merecem respeito e tratamento dignos.

A ação faz parte de um projeto de extensão realizado por alunos de graduação em Direito de uma faculdade particular da capital, em parceria com o MPRO, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) cujo lema é: “A única chama é a esperança - Meio Ambiente em Foco”, que abordam questões ambientais atuais ocorridas em Porto Velho.

Fonte: MP/RO