Pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais


Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e Pablo Marçal. Fotos: Renato Pizzutto/Band

Porto Velho, RO - Um novo levantamento eleitoral realizado pelo instituto Paraná Pesquisas revela um cenário de disputa acirrada na disputa pela prefeitura de São Paulo.

O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição, aparece com 27% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) o segue de perto, com 25%. A margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais, o que coloca os dois candidatos em um empate técnico.

No levantamento divulgado nesta terça-feira 1º, Pablo Marçal (PRTB) soma 22,5% das intenções de voto. Pela margem de erro, ainda que ele esteja mais distante numericamente, ele também estaria tecnicamente empatado com Nunes e Boulos na liderança.

Por fim, Tabata Amaral (PSB) soma 8,9% e José Luiz Datena (PSDB) é citado por 6%. No levantamento, o apresentador mostra sinais de enfraquecimento. Os demais candidatos ficam abaixo de 5% das intenções de voto. Veja a lista completa:



Na pesquisa espontânea do instituto, quando não são apresentadas as opções de candidaturas ao eleitor, a ordem de preferência segue a mesma: Nunes é o mais citado, seguido de perto por Boulos, enquanto Marçal fica na terceira posição. Confira:



Tendências e comparações

Em comparação com a pesquisa anterior, Nunes apresentou leve oscilação negativa, caindo de 28% para 27%, enquanto Boulos manteve seu índice de 25%.

Marçal, por sua vez, que havia registrado um ritmo de queda nos últimos levantamento, viu seu grupo de apoiadores crescer, ainda que dentro da margem de erro. O ex-coach tinha, na semana passada, 20,5% das intenções de voto.

Por fim, há variações nos grupos de votos brancos/nulos e naqueles que tinham optado por não responder ao questionamento. Os dois, segundo o Paraná Pesquisas, encolherem. Veja a comparação:



Simulações de segundo turno

Conforme os resultados, Ricardo Nunes tem vantagem nos dois cenários de segundo turno em que é citado: ele superaria Guilherme Boulos por 51,5% a 33,6% e venceria Pablo Marçal por 53,6% a 28,5%.

A terceira disputa monitorada é entre o psolista e o ex-coach. Neste caso, os resultados apontam para uma vitória de Boulos por 45,7% a 39,1%

Para os resultados, foram ouvidos 1.500 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. No TSE, a pesquisa foi registrada com o número SP-04763/2024.

Fonte: Carta Capital