Israel, cujo principal aliado são os Estados Unidos, está envolvido em um conflito com o Irã e com grupos afiliados na região desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza


Destruição causada por bombardeios israelenses em Beirute, no Líbano. Foto: AFP

Porto Velho, RO - Os Estados Unidos anunciaram que realizarão, nos próximos dias, novos envios de militares ao Oriente Médio, incluindo mísseis balísticos, para garantir “a defesa de Israel” e como advertência ao Irã, de acordo com um comunicado do Pentágono divulgado nesta sexta-feira 1º.

“Se o Irã, seus parceiros ou seus grupos afiliados aproveitarem este momento para atacar o pessoal ou os interesses americanos na região, os Estados Unidos tomarão todas as medidas necessárias para defendê-los”, afirmou o major-general Pat Ryder, porta-voz do Pentágono, no comunicado.

Estes novos destacamentos militares incluem meios de defesa contra mísseis balísticos, aviões de combate, bombardeiros B-52 e outros tipos de aeronaves militares.

Israel, cujo principal aliado são os Estados Unidos, está envolvido em um conflito com o Irã e com grupos afiliados na região desde o início da guerra contra o Hamas em Gaza, em 7 de outubro de 2023. Além disso, enfrenta o Hezbollah libanês em sua fronteira norte.

A aviação israelense lançou um ataque contra alvos militares no Irã em 26 de outubro em represália a uma salva de cerca de 200 mísseis lançados por Teerã sobre Israel em 1° de outubro.

Fonte: Carta Capital